quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Porquê Scratch?

Bem vou falar do meu primeiro trabalho de ciências feito em scratch.A nossa professora Teresa Marques, lançou-nos um desafio, que partindo do principio é complicado. Com a prática e paciência, foi-se aperfeiçoando.Eu, curiosa como sou, quis experimentar, claro que não ia ficar de fora a ver os outros a elaborar óptimos trabalhos.Comecei por fazer um trabalho um pouco ou nada ridículo, por ser o primeiro, mas deu para começar a conhecer o programa e suas opções. Como não fiquei satisfeita com a pequenez daquele trabalho, tentei elaborar algo mais complexo no seu contexto e na sua aparência.O produto final ficou muito bom, mas para chegar ao fim teve que haver princípio e meio. Para mim, o mais difícil foram as configurações, porque a ideia já estava na minha cabeça elaborada e explorada.Comecei por pôr uma imagem do corpo humano (do sistema digestivo), depois encontrei um script em forma de bola que servia exactamente de bolo alimentar. E comecei a procurara da melhor forma de o pôr, a cumprir o trajecto percorrido na vida real.Para descobrir, como fazer para que bolo alimentar descer, foi muito difícil. Pus-me a pensar e lá cheguei à conclusão de que teria que usar o “x” e o “y” (matéria de matéria de matemática que ainda não aprendi). Primeiro comecei por comparar com a própria página do scratch e ver se ao andar para o lado direito ou esquerdo dava negativo ou positivo e o mesmo para cima e para baixo. Foi um trabalho giro de fazer, mas muito complicado.Outra das minhas dificuldades, foi a parte das perguntas e saber como é que o bolo alimentar chegava à parte inicial.O problema das perguntas, consegui resolver facilmente até perceber como poderiam aparecer e as pessoas poderem dar as respostas. Mas primeiro que conseguisse fazer com que bolo alimentar volta-se ao sítio foi uma grande trabalheira. Mas com a ajuda do meu pai, lá consegui fazer o que queria.O resultado final foi muito agradável à vista. Fiquei orgulhosa de do trabalho que fiz.

2 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...

UmFico mesmo muito contente! Assim... quando deixares de ser minha aluna, posso acompanhar-te :)
Olha, aparece no final da entrada "publicado por cantos e recntos" (deve faltar um a)... e não aparece o título do blogue! Porque será? Eu depois ajudo.
Sabes colocar os teus projectos no blogue? Faz assim... abres o projecto scratch no site, depois do lado direito vês escrito embeb... copias o primeiro código (as image) e vens à tua entrada colá-lo (no edit html). Vai ficar um espanto! Coloca já o teu sistema digestivo a ilustrar esta entrada! Muitos parabééééns!!!! Beijinhos

Teresa Martinho Marques disse...

Aquele Um... não sei o que aconteceu... Um...Umm...Hummmm...